As empresas necessitam, de forma cada vez mais plena, utilizar as informações de maneira integrada e estratégica. Isso favorece a adoção de uma metodologia Omnichannel, um sistema que permite o uso síncrono de diferentes canais de comunicação.
Para usar a tecnologia multicanal com eficiência, a melhor alternativa é apostar em um sistema que atenda às necessidades da empresa seja com servidores on-premise ou em cloud.
Esses sistemas se caracterizam por ter os recursos necessários para uma companhia estar mais adequada aos parâmetros estabelecidos pela transformação digital. É muito importante que uma corporação escolha a melhor infraestrutura tecnológica no momento, para evitar problemas e manter sua produtividade alta.
Neste artigo, vamos destacar particularidades e diferenças entre as tecnologias de armazenamento on-premise e cloud.
Confira!
O que é um servidor on-premise?
O servidor on-premise é o modelo mais tradicional utilizado pelas empresas e faz com que estas assumam a responsabilidade pelo processamento das aplicações de software e hardware.
Diante disso, a companhia deve gerenciar as atividades de atualização, customização e configuração, além da gestão de toda a infraestrutura de TI.
É muito importante que a organização tenha um espaço físico adequado para receber um servidor on-premise. Afinal, é imprescindível ter cautela com a operação e a segurança dos equipamentos.
Também é recomendado investir em mecanismos que protejam essa modalidade de servidor de situações como superaquecimento dos equipamentos, desabamentos, incêndios, inundações, roubos etc.
Em virtude de todas as informações corporativas e dos recursos de TI estarem dentro da organização, é fundamental haver um investimento robusto para comprar sistemas e equipamentos que mantenham a disponibilidade dos dados para o público interno e externo.
O que é um servidor cloud?
Já um servidor cloud é caracterizado pela oferta de serviços remotos. Ou seja, os equipamentos responsáveis por processar, armazenar e disponibilizar as informações não ficam dentro da instituição.
As empresas podem optar pelo serviço de SaaS (Software as a Service), em que o acesso a softwares e soluções de tecnologia é realizado através da conexão com internet. Ou seja, a companhia não necessita ter gastos com instalações, manutenções e atualizações de hardwares e outros equipamentos de TI.
Logo, a empresa provedora é responsável pelo gerenciamento de acesso e manutenção da estrutura da segurança de dados, assim como a garantia da conectividade dos servidores.
É bom ressaltar que um servidor em cloud pode ser aplicado por meio de três modalidades. Uma delas é a cloud pública, em que um servidor é usado por vários provedores em uma mesma infraestrutura.
Há também a possibilidade de uma cloud privada, onde apenas uma corporação terá acesso aos serviços do servidor. Por outro lado, é necessário um maior investimento para contar com essa tecnologia se compararmos com a cloud pública.
Também é viável apostar em uma cloud híbrida, que reúne aspectos da pública e da privada. Nesse caso, a organização pode usar a rede privada para administrar as informações mais sensíveis e armazenar os dados gerais na pública.
On-premise ou Cloud: qual a melhor opção?
Para você conhecer melhor essas duas plataformas, vamos comparar quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade.
Acompanhe!
On-premise
Vantagens
- Maior possibilidade e capacidade de customização;
- Presença de uma equipe interna de TI para resolução de eventuais adversidades;
- Amplo controle durante o processo de implantação do sistema;
- Análise de dados e armazenamento de informações feitos pela própria empresa.
Desvantagens
- Gastos – muitas vezes imprevisíveis – com a manutenção da infraestrutura de um sistema On-premise;
- Custo elevado com servidores, sistemas operacionais, hardwares etc.;
- Além disso, também é preciso considerar os custos com uma equipe qualificada de TI para realizar todos os suportes necessários;
- Esse modelo de servidor pode ficar indisponível por conta de manutenções, implicando diretamente com o fator de flexibilidade da ferramenta;
- Necessita de orientação constante no quesito segurança, já que segundo a Gartner, muitos impasses são ocasionados por negligências da própria equipe interna de TI.
Cloud
Vantagens
- Facilidade na utilização do sistema, pois são desenvolvidos pensando em possibilitar uma melhor experiência para o usuário. Além de que, algumas empresas fornecem treinamento especializado para colaboradores internos;
- Redução de custos em investimentos iniciais, já que é responsabilidade do provedor arcar com equipamentos e equipe de TI;
- Com a inexistência de gastos inesperados e com um custo fixo pelo serviço, é possível realizar a otimização da capacidade de processamento e memória do servidor sempre que for necessário;
- Suporte técnico e equipe especializada à disposição da sua empresa;
- Como o acesso dessa modalidade apenas depende da internet, sua implementação e personalização ocorrem de forma mais ágil;
- O modelo em cloud permite que sejam feitos backups automáticos e garante a segurança de seus dados e informações;
- Atualizações periódicas garantidas para que seu sistema não se torne ultrapassado;
- Escalabilidade saudável, uma vez que essa ferramenta permite que o negócio não demonstre problemas operacionais ou de gestão para garantir um bom atendimento.
Desvantagens
- Pagamento recorrente de assinatura para um sistema em cloud;
- Necessidade de treinamento dos colaboradores;
- Menor personalização ao comparados com sistemas on-premise;
- Segurança dos dados da empresa sob responsabilidade de terceiros;
Conheça o Genesys Cloud, a plataforma em cloud ideal para o seu Contact Center!
O Genesys Cloud é uma plataforma que oferece um serviço de cloud computing sob demanda para diversas organizações. Além disso, tem como pontos positivos facilitar a migração de nuvem para nuvem e expandir ou reduzir os serviços contratados, considerando a necessidade da companhia.
Essa solução também se destaca pelo alto nível de segurança da informação, o acesso fácil a ferramentas para desenvolvedores, a facilidade de atualização e o foco em inovar por meio das melhores funcionalidades presentes no mercado.
Há muitos fatores para avaliar se vale a pena ou não investir em um servidor on-premise ou em cloud. Para fazer a melhor escolha, vale conte com parceiros como a Information Systems!
A Information Systems é uma empresa multinacional, que tem mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudam os negócios a serem mais efetivos. Parceira da Genesys há mais de 19 anos, ela é especialista na implantação de contact centers por toda a América Latina.
Se deseja usar uma plataforma Omnichannel a favor do seu Contact Center, entre em contato conosco agora mesmo!
Estamos à disposição para tornar a sua empresa mais competitiva!